Tin Tức Mới 9 su 10 Ô tô Xe máy 368 utenti.

GEMININ WEB RÁDIO 24 HS NO AR !

GRANDE RECORDAÇÃO !

GRANDE RECORDAÇÃO !

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Missão Velha-CE: Cacimba com água quente intriga populares

























06/2010, 07:374 comentários









Antônio VicelmoFoto: Antônio Vicelmo



Moradores do Sítio Riacho Seco, a 10 quilômetros da sede deste Município, estão apavorados com um fenômeno, até o momento, não explicado pelos geólogos. A água de uma cacimba, localizada no quintal da casa do agropecuarista Marcelo Barros Santana, aqueceu, de repente, a uma temperatura acima de 60 graus. Geólogos levantam a hipótese de um fenômeno geotérmico, provocado pelo vapor que emerge através de fissuras na crosta terrestre, ou reação química de sais minerais.

O geólogo Raimundo Romcy de Oliveira, funcionário do Geopark Araripe, que esteve ontem na localidade, a convite da reportagem, informou, a princípio, que o aquecimento da água teria sido causado por um curto circuito na bomba vibra-vert instalada no cacimbão para o bombeamento da água.

A primeira interpretação do geólogo foi confirmada, em parte, pelo eletricista e vendedor de bombas José Rodrigues. "É comum o curto circuito da bomba, mas o aquecimento da água dentro de uma cacimba é raro", disse Rodrigues, acrescentando que presta assistência às bombas, há 40 anos, mas nunca presenciou um fenômeno assim, considerado inexplicável.

O geólogo orientou o esvaziamento da cacimba, o que foi feito uma hora depois da saída da reportagem do local. O proprietário da casa Marcelo Barros determinou que uma pessoa descesse para verificar se a água renovada continuava quente. O funcionário da fazenda subiu confirmando a alta temperatura da reserva hídrica. Neste caso, foi afastada a possibilidade do aquecimento ter sido causado pela bomba.

Com a nova informação, o geólogo mudou de opinião. Uma das hipóteses, segundo Romcy, é uma reação química provocada por algum mineral. A outra é geotérmica. O geólogo explica que, abaixo da crosta terrestre, existe um manto composto por rochas líquidas a altas temperaturas, o magma. Nestas zonas, os depósitos ou correntes de água são esquentados pelo magma até temperaturas às vezes superior a 140ºC. Este fenômeno, de acordo com Romcy, pode gerar as fontes de águas térmicas, utilizadas como medicinais.

Ao levantar estas hipóteses, Romcy esclarece que o fenômeno só será esclarecido com uma análise de laboratório da água da cacimba. Ele garantiu que a Universidade Regional do Cariri (Urca) vai mobilizar uma equipe de geólogos que ainda hoje voltará ao Sítio Riacho Seco com a finalidade de colher amostras da água para serem analisadas no laboratório do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec). O que deixa o geólogo intrigado é o fato de o aquecimento ser registrado apenas numa cacimba.

Os poços abastecidos pelo mesmo lençol freático não sofreram alteração, segundo constataram o geólogo e os moradores da comunidade.

Situação de emergência

A cacimba, com 8 metros de profundidade, foi feita há cerca de 25 anos. Como a água era salobra, estava sendo utilizada apenas em situações emergenciais de abastecimento. A casa é abastecida por uma rede de abastecimento d´água que passa em frente. Na manhã de segunda-feira faltou água. O proprietário Marcelo Barros mandou limpar o cacimbão e acionou a bomba de puxar o líquido, que funcionou normalmente.

No dia seguinte, a doméstica Regilânia Sabino tentou ligar a bomba, mas não conseguiu. Estava queimada. Ao providenciar a retirada da água com uma balde amarrado numa corda, percebeu que a água estava muito quente.

"Não dava nem para colocar a mão dentro", lembra ela. A partir de então se espalhou a notícia de que a cacimba estava "pegando fogo". "Uns diziam que era um vulcão, outros falavam que era poço de petróleo", conta Marcelo.












  



































//
Nome:
Sobrenome:
Email:










Cidade:Estado: AC AL AM AP BA CE DF GO ES MA MG MS MT PA PB PE PI PR RN RJ RO RR RS SC SE SP TO

Fone:
Comentário:

[ 0 / 400 ] Caracteres











Os Comentários Filtrados são de Responsabilidade do seu autor, sendo assim, o comentário só será filtrado se todos os campos estiverem preenchidos corretamente.























Neto Silva
Juazeiro - CE
Normando, seria uma boa idéia, vcs fazerem matérias sobre curiosidades e lendas de nossa região para que o povo possa nos conhencer melhor. Pensem sobre essa idéia.
18/06/10 - 09:10
 
 
 






















Francildo Sousa
Brejo Santo - CE
Sr. Marcelo, faça um balneario de aguas termicas, que o Sr. vai ganhar muito dirheiro.
18/06/10 - 09:02
 
 
 






















Roberto Batista dos Santos Bat
Juazeiro do Norte - CE
Menino isso é petróleo, bota essa essa cacimba nos classificados?
18/06/10 - 09:01
 
 
 













Indio Cariri de Missão Velha
Missão Velha - CE
M. Velha como sempre mantém a tradição de ser a cidade das lendas. Talvez essa caraterística derive d suas origens, ou seja, dos índios Cariris. São fatos da cidade: a lenda da cachoeira, da lendária pedra da Glória, dos sobrados antigos, da fonte da pendência, das fazendas do Pe Cícero, das minas do morro dourado, das passagens de Lampião e agora da cacimba quente. Ah Missão Velha, querida!!!
18/06/10 - 08:30























 
     
 










 


























Seu Nome:
Seu Email:
Nome do Amigo:
Email do Amigo:
 











 
























Seu Nome:
Seu Email:
Sua Observação:
 


0 comentários :

Postar um comentário

MEU PAI SR.DANIEL FELIZ ANIVERSÁRIO 08 DE JUNHO 2013!